quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Sobre CRM...

Ontem, tivemos aula com o professor Alceri (Informática) e tenho notado que o professor tem procurado destacar muito a importância do CRM (Customer Relationship Management, ou Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente). Creio que todos estão percebendo, e na aula de ontem, reforçou algumas vezes dessa importância.

Porque?

Na verdade, acredito que essa é uma "preocupação" que ele quer que tenhamos; e devemos encarar como uma das prioridades em nosso curso, que é acima de tudo, a satisfação do cliente. Todos que trabalham na área de Marketing de uma empresa, devem ter o cliente como seu principal objetivo; ou seja, além de desenvolver todo um planejamento para colocar um produto no mercado; o profissional de marketing precisa preocupar-se com a maneira que esse produto "responderá" quando estiver no seu cliente.

Então o que é o CRM? O CRM não tem como definição: um software que irá gerenciar as informações, mas sim a forma que a empresa utiliza para aproximar-se do cliente e mantê-lo fiel.

O software é um importante aliado do CRM; pois agregará benefícios na relação com o cliente; devendo este, ser implantado de acordo com as necessidades da empresa. Um software por exemplo, é uma ferramenta importantíssima para monitorar os produtos, e, principalmente monitorar todas as "movimentações" (contatos) que o cliente mantém com a empresa; proporcionando agilidade e os históricos da relação com o cliente.

Para entender melhor, abaixo seguem dois links: o primeiro, refere-se as explicações sobre o CRM e o outro, é de uma empresa que implanta a ferramenta (software) CRM nas indústrias/empresas.

Vale a pena conferir!

1) Portal do Marketing: Clique aqui!
2) Empresa que produz software CRM: http://www.salesforce.com/br/

Espero ter ajudado pessoal,

Abraço

Um comentário:

prof.alceri disse...

ola jovens academicos
perfeito o comentario do andre... este é o entendimento correto do CRM.
mantenham o status.
parabens pelo blog
abraco
prof.alceri